terça-feira, 31 de agosto de 2010

Revisão - 5ª Série

"Os deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada da humanidade."
(A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 1977)

1) Usando as informações contidas no texto e outras que você dispõe sobre o assunto, cite cinco características da religião na Grécia Antiga.
Politeístas, Antropomórficos, Mitologias, Praticavam Sacrifícios, As mulheres tinham uma função importante na religião.

2) Para a historiadora francesa J. Romillys, a Guerra do Peloponeso foi o "suicídio profundo da Grécia das Cidades".
a) O que foi a Guerra do Peloponeso? Foi um conflito entre duas poderosas cidades-estados grega, Atenas liderava a Liga de Délos com muita exploração das cidades participantes da Liga, Esparta organizou uma resistência contra Atenas junto com as cidades exploradas chamada de Liga do Peloponeso, portanto foi a guerra entre a Liga de Délos e a Liga do Peloponeso.
b) Por que a autora afirma que a guerra foi o "suicídio" das cidades-Estado gregas? Com o enfraquecimento das cidades-estados durante a guerra do Peloponeso, Alexandre, O Grande sucedeu o seu pai Felipe II, imprimindo o domínio sobre todo território grego, portanto significou o fim das cidades-estados gregas.
3) As agitações sociais e políticas vivenciadas pelos atenienses no Século VI a.C. colocaram em evidência certos legisladores e tiranos. Indique duas contribuições de Sólon para amenizar os conflitos.
Acabou com a escravidão por dívida;
Autorizou os comerciantes ricos o direito ao voto.
4) As cidades-Estados, base da organização política que caracterizou o povo grego,
a) mantinham política comum.
b) eram politicamente autônomas.
c) possuíam princípios religiosos antagônicos.
d) possuíam uma organização econômica solidária.
e) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.
5) Na Grécia antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trégua nas guerras, a fim de que a população pudesse participar dos jogos de Olímpia, competição que originou os modernos Jogos Olímpicos, e que eram realizados em honra de:
a) Palas Atena;
b) Zeus;
c) Deuses de cada cidade;
d) Dionísio e Afrodite;
e) Héstia.
6) A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.), que teve importância fundamental na evolução histórica da Grécia antiga, resultou, entre outros fatores, de
a) um confronto econômico entre as cidades que formavam a Confederação de Delos.
b) um esforço da Pérsia para acabar com a influência grega na Ásia Menor.
c) um conflito entre duas ideologias: Esparta, oligárquica, e Atenas, democrática.
d) uma manobra de Esparta para aumentar a sua hegemonia marítima no mar Egeu.
e) uma tentativa de Atenas para fracionar a Grécia em diversas cidades-estado.
7) A "Cidade-Estado" foi uma organização política típica da Grécia antiga. Quais eram as características de uma "Cidade-Estado" (pólis) e quais foram as mais notáveis? Eram cidades totalmente autônomas umas das outras, viviam isoladas econômica e politicamente, onde as mais notáveis eram Esparta e Atenas.
8) O período helenístico foi marcado pelas conquistas de Alexandre, o Grande, cujo império se estendia do Ocidente ao vale do Indo, e pela fusão de elementos culturais gregos e orientais.
Comente as principais características da cultura helenística e sua importância para o mundo mediterrâneo. Foi o período onde a cultura grega foi muito difundida pelo mundo conquistado por Alexandre, o Grande, onde ele influenciou todo o mundo com a matemática, filosofia, teatro, jogos, enfim, acabou contagiando todo o mundo.
9) Explique por que o século V a.C. foi considerado o período de maior esplendor de Atenas. Clistenes promovou uma profunda modificação social e política dentro da Grécia, principalmente com a utilização da democracia. Alem de promover diversas construções públicas que tornavam a Grécia cada vez mais bela.
10) A respeito da "Liga de Delos", que seria a base do imperialismo ateniense, podemos dizer corretamente:
a) decorreu da aliança de cidades gregas e persas contra, a expansão macedônica
b) pretendia libertar algumas cidades gregas, lideradas pela cidade de Delos, da dominação espartana
c) surgiu de um processo de sujeição ou de domínio exercido por Atenas sobre as demais cidades da Liga
d) definia-se, de início, como uma aliança militar, que previa autonomia para seus participantes, reservando à Atenas o comando das operações
11) Qual o papel social dos hilotas em Esparta ?
a) Cidadãos, com todas as funções políticas, dedicados principalmente às tarefas militares.
b) Estrangeiros, geralmente comerciantes e artesãos, sem participação política.
c) Servos, em geral trabalhadores braçais, sem direitos políticos reconhecidos.
d) Governantes de Esparta nos períodos de guerra e líderes nas Assembléias Gerais dos cidadãos.
e) Responsáveis pelas tarefas religiosas e membros da Assembléia de Anciãos.
12) Fale sobre a estrutura social de Atenas. Eupatridas, Paralianos, Diacrianos, Metecos e escravos
13) Fale sobre a estrutura social de Esparta. Espartiatas, Periécos e Hilotas.
14) Qual o aspecto mais importante, na educação espartana? A educação espartana era totalmente ligada ao aspecto militar, pois desde cedo os meninos eram criados para se tornarem guerreiros.
15) Comente sobre os estrangeiros e a mulher, na sociedade grega. Essas duas classes politicamente não tinhas nenhum direito social, pois geralmente ficavam de fora dos processos democráticos e não eram considerados cidadãos.

16 comentários:

Mimizinha disse...

professor peguei a revisão da 5ª série no seu blog.
BJS.

MILENA MOREIRA FARIA- 53

Bianka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bianka disse...

OI PROFESSOR,
Peguei a revisão da 5ª série, Obrigado
BJS.

Bianka-53

Lindinha disse...

Peguei a revisão, bridadinha!!!
Beijos, Ivana-53

YOKO disse...

oi professor marlon ! suas aulas são ótimas continue nos mostrando o prazer de estudar!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

professor peguei a revisao

bruno.raniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bruno.raniel disse...

olá professor meu nome é bruno turma-56 eu pegei a correção da revisão!!!!!!!!

Unknown disse...

eae professor ja pegei a revisão

Unknown disse...

ja peguei professor a revisão

Unknown disse...

Oi professor ja peguei a revisão da 5ªsérie.
Nathália-56

Samuel César disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poesia disse...

Olá professor, amei o visual do seu blog, vou pegar a revisão e estudar para tirar uma ótima nota!!!

Ingrid Regina- 52 :)

Patrícia Brandim disse...

patricia-52, oi! prof já peguei a revisão !

glenner disse...

Iae Professor peguei a revisão ok!

glenner disse...

iae professor peguei a revisão :D