domingo, 20 de fevereiro de 2011

Lista de Exercícios - 8º ano - 01/2011

Lista de Exercícios - 8º Ano – 01/2011
HISTÓRIA – Prof. Marlon Novaes



01) Marque a alternativa correta.
Entre as mudanças ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580 - 1640), destacam-se
a) a introdução do tráfico negreiro, a invasão dos holandeses no Nordeste e o início da produção de tabaco no recôncavo Baiano.
b) a expansão da economia açucareira no Nordeste, o estreitamento das relações com a Inglaterra e a expulsão dos jesuítas.
c) a incorporação do Extremo-Sul, o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a reordenação administrativa do território.
d) a expulsão dos holandeses do Nordeste, a intensificação da escravização indígena e a introdução das companhias de comércio monopolistas.
e) a expansão da ocupação interna pela pecuária, a expulsão dos franceses e o incremento do bandeirismo.
02) Marque a alternativa correta.
Foram, respectivamente, fatores importantes na ocupação holandesa no Nordeste do Brasil e na sua posterior expulsão:
a) o envolvimento da Holanda no tráfico de escravos e os desentendimentos entre Maurício de Nassau e a Companhia das Índias Ocidentais.
b) a participação da Holanda na economia do açúcar e o endividamento dos senhores de engenho com a Companhia das Índias Ocidentais.
c) o interesse da Holanda na economia do ouro e a resistência e não aceitação do domínio estrangeiro pela população.
d) a tentativa da Holanda em monopolizar o comércio colonial e o fim da dominação espanhola em Portugal.
e) a exclusão da Holanda da economia açucareira e a mudança de interesses da Companhia das Índias Ocidentais.
03) Marque a alternativa correta.
O bandeirismo foi uma atividade paulista do século XVI e XVII. Suas expedições podem ser divididas em dois grandes ciclos:
a) O dos capitães do mato e de prospecção.
b) O de expansão das fronteiras e de prospecção.
c) Da caça ao índio e o de busca do ouro.
d) O dos capitães do mato e de caça ao índio.
e) O de expansão das fronteiras e o de busca do ouro.
04) Marque a alternativa correta
No Brasil Colônia, a pecuária teve um papel decisivo na
a) ocupação das áreas litorâneas.
b) expulsão do assalariado do campo.
c) formação e exploração dos minifúndios.
d) fixação do escravo na agricultura.
e) expansão para o interior.
05) A Companhia de Jesus foi instrumento fundamental para a evangelização das colônias americanas.
a) CITE duas estratégias usadas pela Companhia de Jesus para a difusão da fé católica.
_______________________________________________________________________________________________________
b) IDENTIFIQUE os objetivos da Companhia de Jesus no Novo Mundo.
_______________________________________________________________________________________________________
06) No período colonial, qual o papel da Companhia de Jesus no campo da educação?
_______________________________________________________________________________________________________
07) Acerca da presença dos holandeses no Brasil, durante o período colonial, assinale a alternativa correta.
a) Garantiram a manutenção do direito e liberdade de culto, tabelaram os juros e financiaram plantações.
b) Perseguiram judeus e católicos através do Tribunal do Santo Ofício.
c) Aceleraram o processo de unificação política entre Espanha e Portugal.
d) Criaram, no Brasil, instituições de crédito, financiando a industrialização contra os interesses ingleses.
e) Visavam à ocupação pacífica do Nordeste.
08) Explique o que era o bandeirismo.
_______________________________________________________________________________________________________
09) Cite três realizações de Maurício de Nassau, durante a presença holandesa em Pernambuco.
_______________________________________________________________________________________________________
10) Durante Entre as causas da ocupação holandesa em Pernambuco, pode-se destacar:
a) o interesse no tráfico negreiro;
b) a participação das companhias de comércio na exportação de algodão;
c) a participação holandesa na indústria açucareira e a União Ibérica;
d) a ausência dos jesuítas em Pernambuco;
e) a necessidade de uma colônia protestante.
11) "E se a lição foi aprendida
a vitória não será vã.
Neste Brasil holandês,
Tem lugar para o português
e para o Banco de Amsterdam."
(Chico Buarque e Rui Guerra. CALABAR, 1973.)
Baseando-se nos versos da peça de teatro CALABAR, responda.
a) O que era o "Brasil holandês"?
_______________________________________________________________________________________________________
b) Por que os autores afirmam que no Brasil havia lugar "para o português e para o Banco de Amsterdam"?
_______________________________________________________________________________________________________
12) Explique os motivos da Invasão Holandesa em Pernambuco em 1630.
_______________________________________________________________________________________________________
13) Fale sobre a missão artística cientifica organizada por Nassau.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
14) Explique a presença do catolicismo no cotidiano brasileiro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
15) Como se deu a inquisição no Brasil?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16) O que foi o tratado de Madri?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Lista de Exercícios - 7º ano - 01/2011

Lista de Exercícios - 7º Ano – 01/2011
HISTÓRIA – Prof. Marlon Novaes



01) O capital é ante-diluviano, mas o capitalismo é recente, demonstrou Marx em "O CAPITAL". Em outras palavras, enquanto que o capital (valor que se multiplica) aparece em vários sistemas econômicos, como o escravista (Grécia e Roma), e o asiático (Egito, Mesopotâmia, Índia, China), o capitalismo (modo de produção) só surgiu da desintegração do modo de produção que o precedeu.
a) Qual é este último?
_____________________________________________________________________________________
b) Indique algumas diferenças essenciais entre esses dois modos de produção.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02) O feudo era a principal unidade de produção da Idade Média.
a) Como se dividia o feudo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Explique a função de cada uma das partes do feudo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03) "Deus colocou o servo na terra para trabalhar e obedecer."

Analise os compromissos, fortemente influenciados pela ação de uma instituição feudal, vinculados ao enunciado acima.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04) Marque a alternativa correta
"Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e o chefe mais próximo. De escalão em escalão os nós assim formados uniam, tal como se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, os mais pequenos aos maiores. A própria terra só parecia ser uma riqueza tão preciosa por permitir obter 'homens' remunerando-os."
(Marc Bloch, "A SOCIEDADE FEUDAL")

O texto descreve a:
a) hierarquia eclesiástica da Igreja Católica.
b) relação de tipo comunitário dos camponeses.
c) relação de suserania e vassalagem.
d) hierarquia nas Corporações de Ofício.
e) organização política das cidades medievais.
05) Marque a alternativa correta.
O sistema feudal caracterizava-se:
a) pela inexistência do regime de propriedade da terra, predomínio da economia de comércio e organização da propriedade pública.
b) pelo cultivo da terra por escravos com produção intensiva e grandes benefícios para os vassalos.
c) pela aplicação do sistema assalariado e trabalho forçado dos vilões nas pequenas propriedades senhoriais.
d) pela divisão da terra em pequenas propriedades e utilização de técnicas avançadas de cultivo.
e) pela propriedade senhorial da terra, regime de trabalho servil e bases essencialmente agrárias.
06) Marque a alternativa correta.
A batalha de Poitiers (732) é um dos momentos cruciais da evolução política da Europa, pois
a) terminou com a influência que o Império de Bizâncio exercia sobre a cultura da França.
b) deteve a expansão das forças muçulmanas, graças à enérgica ação de Carlos Martel.
c) representou a derrota naval dos turcos que ameaçavam a primazia militar de Roma.
d) significou o fim da influência dos governantes merovíngios, com a implantação do feudalismo.
e) unificou a Gália Cisalpina, que passou a ser governada pelos Carolíngios impostos pela Igreja.
07) A Arábia, durante anos, viveu à margem do mundo antigo. A rapidez vertiginosa das conquistas não impediu a fraqueza relativa dos espaços ocupados. Demasiadamente extenso, o império árabe cedo se esfacelou, mas deixou as marcas da fé. Esclareça o principal objetivo de Maomé ao pregar o islamismo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
08) Leia atentamente o texto.

"Servidão: uma obrigação imposta ao produtor pela força e independentemente de sua vontade para satisfazer certas exigências econômicas de um senhor, quer tais exigências tomem a forma de serviços a prestar ou de taxas a pagar em dinheiro ou em espécie."
(Maurice Dobb - A EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO)

a) A "corvéia" e a "talha" estavam entre as "exigências econômicas" dos senhores em relação ao servos. Esclareça no que consistiam.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) O que diferencia a servidão da vassalagem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
09) Como estava organizada a estrutura da sociedade feudal?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Durante a Idade Média o que era a Banalidade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11) Explique o que era um Suserano.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12) Um senhor feudal poderia ter quantos vassalos quisesse? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13) Qual a importância da cidade de Meca, antes de Maomé?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
14) Cite três obrigações estabelecidas por Maomé aos muçulmanos.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15) Explique como se deu a formação do islamismo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16) Como era a relação feudo-vassálica ou suserania e vassalagem?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
17) No feudalismo o que era a Mão Morta?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Lista de Exercícios - 6º Ano - 01/2011

Lista de Exercícios - 6º Ano – 01/2011
HISTÓRIA – Prof. Marlon Novaes



01) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.
02) Quais foram as grandes conquistas do Período Neolítico?
_______________________________________________________________________________________________________
03) Por que o fogo foi um dos principais achados do Paleolítico?
_______________________________________________________________________________________________________
04) Quais foram as grandes conquistas do Período Neolítico?
_______________________________________________________________________________________________________
05) Na época da pré-história o mundo todo era formado por enormes florestas, rios, desertos e regiões geladas. Os homens viviam em contato direto com a natureza.

a) Por que os homens das cavernas dormiam amontoados?
_______________________________________________________________________________________________________
b) Cite dois hábitos dos homens primitivos nesse período da pré-história.
_______________________________________________________________________________________________________
06) Hoje, passados muitos anos, os cientistas são capazes de afirmar que o homem primitivo caçava renas e bisontes.
Como os cientistas conseguem afirmar que os homens primitivos praticavam esse tipo de caça?
_______________________________________________________________________________________________________
07) Marque a alternativa correta:

A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
08) Explique as teorias para o surgimento do ser humano:
a) Criacionismo:
_______________________________________________________________________________________________________
b) Evolucionismo:
_______________________________________________________________________________________________________
09) O que são fósseis?
_______________________________________________________________________________________________________
10) Fale sobre o conceito de Pinturas Rupestres.
_______________________________________________________________________________________________________
11)Qual a importância das fontes para o trabalho do historiador?
_______________________________________________________________________________________________________
12) Diferencie: microevolução de macroevolução.
_______________________________________________________________________________________________________
13) O que defende os criacionistas fixistas?
_______________________________________________________________________________________________________
14) Defina os seguintes conceitos:
a) Nômades:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Sedentários:
______________________________________________________________________