terça-feira, 31 de agosto de 2010

Revisão 7ª Série

1) Quem eram os caudilhos? Eram os lideres regionais que adquiriram o poder logo após o processo de independência das colônias espanholas.
2) Sobre os processos de independência da América Latina, assinale a alternativa correta.
a) A Santa Aliança não tinha o direito de intervir nas colônias portuguesas e espanholas caso elas tentassem se libertar.
b) A crise do Antigo Regime está relacionada com a independência das colônias da América Latina.
c) Não se pode relacionar a Revolução Industrial inglesa com a destruição dos monópolios econômicos do sistema colonial.
d) As reformas administrativas, políticas e econômicas empreendidas por D. João VI evitaram as rebeliões e a independência do Brasil.
e) A independência do Vice-Reino do Prata resultou na formação de quatro países:
3) Leia o texto e responda.
Na década de 1820, a maioria dos países latino-americanos obtêm a independência política. A emancipação política foi, antes de mais nada, resultado da ação dos "crioulos". Em 1824, referindo-se à independência, Lord Canning - ministro das relações exteriores da Inglaterra - afirmou: "A América Espanhola é livre, se nós não manejarmos mal os nossos interesses, ela é inglesa".
a) Identifique os "crioulos". Eram os descendentes dos espanhóis que apesar de ter um grande poder econômico não tinha poder político e administrativo
b) Justifique a afirmação de Canning.) A Inglaterra precisaria ficar bastante atenta e atuante nos recém criados Estados Nacionais para consolidar o controle econômico desses estados através de uma forte aliança comercial
4) A independência das colônias hispânicas da América pode ser compreendida como o resultado da ação de fatores externos e internos.
Quais foram esses fatores? Comente-os.
Externos: O fim do Pacto Colonial e o enfraquecimento do Antigo Regime
Internos: Organização social das colônias e o crescimento da classe social dos Criollos.
5) No início do século XIX os colonos da América Latina, ainda dominada pelas potências européias, revoltaram-se contra suas metrópoles, lutando por sua independência.
Caracterize o processo de independência dessas colônias e indique as diferenças que marcaram sua emancipação política em relação a Portugal e Espanha. O processo de independência das colônias espanholas foram marcadas por uma serie de conflitos e ajuda de potencias externas como Inglaterra e Estados Unidos, na América Portuguesa o processo de independência foi mais pacifico porem também houve uma forte ajuda externa.
6) No processo de formação do Estado Nacional na América Latina os chefes locais desempenharam um importante papel. Esses líderes eram denominados:
a) "Chapetones".
b) "Cabildos".
c) "Corregidores".
d) "Cimarrones".
e) "Caudilhos".
7) Na chamada "conjuntura revolucionária", animada pelos ideais de liberdade, igualdade e soberania do povo, destaca-se a crise dos antigos sistemas coloniais europeus. As colônias espanholas e o Brasil se rebelam e separam-se de suas metrópoles.
No que diz respeito às colônias espanholas da América, indique alguns dos fatores determinantes do seu processo de emancipação. O fim do Pacto Colonial e o enfraquecimento do Antigo Regime, Organização social das colônias e o crescimento da classe social dos Criollos.

8) Na América Espanhola, os movimentos de independência foram estimulados pela:
a) transferência do poder político dos 'criollos' para os 'chapetones', eliminando os vínculos que uniam as colônias espanholas da América à Metrópole.
b) desarticulação do poder monárquico na Espanha com as guerras napoleônicas.
c) manutenção do Pacto Colonial, elemento principal da prática do livre comércio.
d) ausência de reforma administrativa de caráter mercantilista.
e) ação da população mestiça, que liderava os movimentos emancipacionistas.
9) Que relação há entre as guerras napoleônicas e os movimentos de independência da América Espanhola? Com a desarticulação do poder monárquico, ou seja, o Antigo Regime, abriu uma possibilidade para o fortalecimento das relações internas das colônias.
10) Por que as lutas de independência do México e do Haiti se diferenciaram das demais, no contexto da independência da América Latina? Foi um processo peculiar de independência pois esteve ligado profundamente com o processo de abolição da escravatura, principalmente no Haiti onde cerca de 85% da população era formada por escravos.
11) Os movimentos de independência da América Espanhola no século XIX tiveram apoio da Inglaterra.
Com esse apoio, a Inglaterra pretendia:
a) abrir mercados consumidores para a sua crescente produção industrial.
b) implantar as idéias liberais no continente americano.
c) cumprir os princípios intervencionistas da Santa Aliança.
d) incentivar o tráfico de escravos para a América Latina.
e) procurar auxílio militar para combater a Santa Aliança.
12) Assinale a opção correta a respeito das lutas de independência no Haiti (1791-1804) e nas Treze Colônias Inglesas (EUA - 1776-1783).

a) Ambas promoveram a instalação de governos republicanos e a imediata abolição do trabalho escravo.
b) O ideal federalista conformou a implantação do regime republicano no Haiti e nos EUA no momento imediatamente posterior à independência.
c) As pressões dos grandes proprietários de terras, tanto no Haiti quanto nas Treze Colônias Inglesas, resultaram na manutenção do trabalho escravo.
d) Diferentemente do que ocorreu nas Treze Colônias, as lutas de independência no Haiti estiveram associadas a uma série de rebeliões escravas que conduziram à abolição da escravidão.
e) Tanto no Haiti quanto nas Treze Colônias Inglesas, facções da burguesia comercial, na defesa de seus monopólios junto às antigas metrópoles, tentaram impedir a proclamação da independência política.
13) Explique as características do Pacto Colonial. Pacto colonial é um conceito utilizado pelos historiadores para designar um dos aspectos do mercantilismo, segundo o qual as colônias deveriam fornecer matérias-primas e produtos semi-acabados para as suas metrópoles, recebendo em troca produtos manufaturados. Supõe, também, a exclusividade metropolitana, proibindo a colônia de receber mercadorias de outros países ou para eles exportar diretamente seus produtos. Uma das conseqüências do pacto colonial foi a dificuldade para estabelecer um mercado interno, já que proibia à colônia produzir artigos que concorressem com os da metrópole.

Revisão - 5ª Série

"Os deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada da humanidade."
(A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 1977)

1) Usando as informações contidas no texto e outras que você dispõe sobre o assunto, cite cinco características da religião na Grécia Antiga.
Politeístas, Antropomórficos, Mitologias, Praticavam Sacrifícios, As mulheres tinham uma função importante na religião.

2) Para a historiadora francesa J. Romillys, a Guerra do Peloponeso foi o "suicídio profundo da Grécia das Cidades".
a) O que foi a Guerra do Peloponeso? Foi um conflito entre duas poderosas cidades-estados grega, Atenas liderava a Liga de Délos com muita exploração das cidades participantes da Liga, Esparta organizou uma resistência contra Atenas junto com as cidades exploradas chamada de Liga do Peloponeso, portanto foi a guerra entre a Liga de Délos e a Liga do Peloponeso.
b) Por que a autora afirma que a guerra foi o "suicídio" das cidades-Estado gregas? Com o enfraquecimento das cidades-estados durante a guerra do Peloponeso, Alexandre, O Grande sucedeu o seu pai Felipe II, imprimindo o domínio sobre todo território grego, portanto significou o fim das cidades-estados gregas.
3) As agitações sociais e políticas vivenciadas pelos atenienses no Século VI a.C. colocaram em evidência certos legisladores e tiranos. Indique duas contribuições de Sólon para amenizar os conflitos.
Acabou com a escravidão por dívida;
Autorizou os comerciantes ricos o direito ao voto.
4) As cidades-Estados, base da organização política que caracterizou o povo grego,
a) mantinham política comum.
b) eram politicamente autônomas.
c) possuíam princípios religiosos antagônicos.
d) possuíam uma organização econômica solidária.
e) estavam unidas na política de organização do Mediterrâneo.
5) Na Grécia antiga, a cada quatro anos declarava-se uma trégua nas guerras, a fim de que a população pudesse participar dos jogos de Olímpia, competição que originou os modernos Jogos Olímpicos, e que eram realizados em honra de:
a) Palas Atena;
b) Zeus;
c) Deuses de cada cidade;
d) Dionísio e Afrodite;
e) Héstia.
6) A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.), que teve importância fundamental na evolução histórica da Grécia antiga, resultou, entre outros fatores, de
a) um confronto econômico entre as cidades que formavam a Confederação de Delos.
b) um esforço da Pérsia para acabar com a influência grega na Ásia Menor.
c) um conflito entre duas ideologias: Esparta, oligárquica, e Atenas, democrática.
d) uma manobra de Esparta para aumentar a sua hegemonia marítima no mar Egeu.
e) uma tentativa de Atenas para fracionar a Grécia em diversas cidades-estado.
7) A "Cidade-Estado" foi uma organização política típica da Grécia antiga. Quais eram as características de uma "Cidade-Estado" (pólis) e quais foram as mais notáveis? Eram cidades totalmente autônomas umas das outras, viviam isoladas econômica e politicamente, onde as mais notáveis eram Esparta e Atenas.
8) O período helenístico foi marcado pelas conquistas de Alexandre, o Grande, cujo império se estendia do Ocidente ao vale do Indo, e pela fusão de elementos culturais gregos e orientais.
Comente as principais características da cultura helenística e sua importância para o mundo mediterrâneo. Foi o período onde a cultura grega foi muito difundida pelo mundo conquistado por Alexandre, o Grande, onde ele influenciou todo o mundo com a matemática, filosofia, teatro, jogos, enfim, acabou contagiando todo o mundo.
9) Explique por que o século V a.C. foi considerado o período de maior esplendor de Atenas. Clistenes promovou uma profunda modificação social e política dentro da Grécia, principalmente com a utilização da democracia. Alem de promover diversas construções públicas que tornavam a Grécia cada vez mais bela.
10) A respeito da "Liga de Delos", que seria a base do imperialismo ateniense, podemos dizer corretamente:
a) decorreu da aliança de cidades gregas e persas contra, a expansão macedônica
b) pretendia libertar algumas cidades gregas, lideradas pela cidade de Delos, da dominação espartana
c) surgiu de um processo de sujeição ou de domínio exercido por Atenas sobre as demais cidades da Liga
d) definia-se, de início, como uma aliança militar, que previa autonomia para seus participantes, reservando à Atenas o comando das operações
11) Qual o papel social dos hilotas em Esparta ?
a) Cidadãos, com todas as funções políticas, dedicados principalmente às tarefas militares.
b) Estrangeiros, geralmente comerciantes e artesãos, sem participação política.
c) Servos, em geral trabalhadores braçais, sem direitos políticos reconhecidos.
d) Governantes de Esparta nos períodos de guerra e líderes nas Assembléias Gerais dos cidadãos.
e) Responsáveis pelas tarefas religiosas e membros da Assembléia de Anciãos.
12) Fale sobre a estrutura social de Atenas. Eupatridas, Paralianos, Diacrianos, Metecos e escravos
13) Fale sobre a estrutura social de Esparta. Espartiatas, Periécos e Hilotas.
14) Qual o aspecto mais importante, na educação espartana? A educação espartana era totalmente ligada ao aspecto militar, pois desde cedo os meninos eram criados para se tornarem guerreiros.
15) Comente sobre os estrangeiros e a mulher, na sociedade grega. Essas duas classes politicamente não tinhas nenhum direito social, pois geralmente ficavam de fora dos processos democráticos e não eram considerados cidadãos.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010