segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Revisão 6 série - comentada

REVISÃO COMENTADA – 6. SÉRIE
1 – O principal conquistador do Império Asteca foi o espanhol Hernán Cortes, principalmente pela sua ganância, porém ele era um homem de grande inteligência e um excelente estrategista.
2 – Dentre outras estratégias para conquistar o Império Asteca está a utilização da ingênua Malinche, que contou tudo sobre a cultura do seu povo para o conquistador e com isso ele utilizou tudo que poderia utilizar contra os Astecas para conquistá-los, portanto Malinche foi um ponto fundamental para a conquista do Império
3 – Hernán utilizou-se muito bem da cultura dos Astecas para conquistá-los, como por exemplo a lenda que eles acreditavam que o deus Quetzalcoatl, voltaria para reinar novamente e comandar o seu povo, sabendo disso o próprio Hernan haveria feito os nativos acreditar que ele seria o cumprimento dessa lenda.
4 – Além de obter informações privilegiadas com a nativa Malinche, a expedição de Hernán contava com 600 soldados, 11 navios, 100 marinheiros, canhões e cavalos, apesar de um numero menor de homens, ele conseguiu convencer os inimigos dos Astecas a lutarem ao lado dos espanhóis. Apesar dos inimigos dos astecas ajudarem os espanhóis eles não tiveram muitos privilégios e continuaram sendo explorados.
5 – Alguns fatores foram determinantes para conquista dos espanhóis:
- Informaçoes privilegiadas;
- O modo como os nativos percebiam a guerra;
- Superioridade bélica;
- As epidemias que os espanhóis trouxeram da Europa.
6 – Podemos destacar também que apesar da grande superioridade que os espanhóis tinham sobre os astecas e os incas, os povos pré-colombianos ofereceram uma forte resistência, principalmente com a figura do lendário Tupac Amaru.